Ninguém me segure

Ontem pela manhã auxiliava minha esposa na cozinha e meditava sobre algumas coisas da vida da igreja, quando de repente me veio à mente a frase: “Ninguém me segure”. Fui conferir na Bíblia a referência, pois sabia que se tratava de uma palavra de Jesus depois da ressurreição.

Essa palavra de Deus me encheu de entusiasmo e logo decidi que essa seria a mensagem para a igreja nesta manhã onde celebramos a Ceia do Senhor. Foi o que aconteceu. Foi um tempo muito abençoado para o meu coração. Senti que Deus falou poderosamente com a igreja, chamando a todos para seguirem adiante rompendo todas as barreiras pela frente, em nome de Jesus.

O Senhor Jesus conquistou nossa eterna salvação na cruz do Calvário e em sua ressurreição triunfante. Sem isso o Cristianismo seria apenas mais uma religião. Mas pela obra perfeita de Jesus em nosso favor, temos eterna redenção.

Mas a palavra que Deus me deu mostra que Jesus continuava sua obra após a ressurreição. Ele ainda continuou quarenta dias na terra antes de voltar para o céu (At 1.3). Logo depois de sua ressurreição Jesus apareceu para duas mulheres que “se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram”. Ele lhes disse: “Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão” (Mt 28.9-10). Os discípulos deveriam deixar a Judéia no sul e se dirigirem para a Galiléia no norte. Jesus ainda continuava o seu ministério. Foi depois da ressurreição que ele deu a Grande Comissão (Mt 28.16-20).

No Evangelho de João Jesus disse para Maria Madalena: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês” (Jo 20.17). Essa palavra me impactou ontem e hoje: “Não me segure”. Jesus estava voltando para o céu e não queria que nada o impedisse. Ele continua seu ministério no céu, “pois vive sempre para interceder por nós” (Hb 7.25).

Deus tem um ministério específico para cada um de nós dentro da igreja e para a igreja como um todo. Mas precisamos afirmar de forma categórica: “Ninguém me segure”. Não podemos aceitar que nada nos impeça de fazermos a vontade de Deus. Para isso, precisamos tomar posições radicais em nome de Jesus.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que disseram com outras palavras e atitudes “ninguém se segure”. Os amigos de Daniel experimentaram o poder de Deus em preservá-los dentro de uma fornalha ardente (Dn 3), porque disseram “ninguém me segure”. Os discípulos foram proibidos de falar do nome de Jesus em Jerusalém. Mas eles não deixaram que ninguém os segurasse. O livro de Atos mostra que por causa da obediência determinada deles Deus abria as portas dos cárceres para eles. Ninguém os segurou. Uma mulher que sofria há doze anos de hemorragia e que gastara tudo com vários médicos piorando cada vez mais, decidiu que ninguém a seguraria e foi até Jesus. Ao tocar nele foi imediatamente curada (Mc 5.24-29). Jesus entrou numa casa e queria que ninguém o soubesse. Mas uma mãe determinada e cheia de fé foi até ele e suplicou pela cura de sua filha. Ela não deixou que nada a segurasse e foi atendida (Mc 7.24-30). O cego Bartimeu gritava por Jesus, mas a multidão mandou ele ficar calado. Mas ele decidiu que nada o seguraria e gritava ainda mais alto. Jesus parou e o atendeu, curando-o (Mc 10.46-52). Zaqueu não conseguia ver Jesus por ser de pequena estatura. Mas decidiu que nada o seguraria e Jesus levou salvação à sua casa (Lc 19.1-10). Chegou a nossa vez de dizer: “Ninguém me segure”. Vou viver totalmente para Deus.

Voltar para Artigos.