Soluções para a crítica

Críticas vêm com facilidade. Soluções são mais difíceis. D.L. Moody certa vez respondeu àqueles que o criticavam: "Gosto muito mais do que faço que daquilo que vocês não fazem".

Alguns autores têm habilidade de criticar outros. Li uma dissertação acerca do ministério de célula-celebração em que o aluno gastou um terço de sua tese para censurar severamente sua própria congregação como morta, tradicional e inadequada. No entanto, esse aluno disse muito pouco a respeito de como conduziria graciosamente sua congregação a fazer a transição para o ministério baseado em células. Esse aluno é um desses idealistas que adoram criticar e visionar a igreja perfeita, mas que apontam poucas soluções, pensei comigo.

Acabei de ler um livro popular em que o autor expressa uma opinião totalmente contrária à igreja como a conhecemos por causa de todas as suas tradições sem base bíblica. No entanto, esse autor oferece pouquíssimas respostas. Como mencionei, é muito fácil criticar, mas é muito mais difícil oferecer ajuda prática para as pessoas no ministério. Larry Kreider, que lidera com excelência uma igreja em células, me disse uma vez: "Joel, há muito veneno por aí". Ele se referia a determinados autores que se especializam em criticar a igreja, em vez de oferecer sugestões práticas.

Um dos objetivos de JCG é oferecer soluções. Queremos ser uma organização sem fins lucrativos que facilite aos pastores e líderes o acesso à teoria no local onde vivem e trabalham. Cremos no "centro radical" (leia o artigo em inglês: http://www.joelcomiskeygroup.com/articles/churchLeaders/RadicalMiddle.htm) do ministério igreja em células - princípios revolucionários que realmente funcionam na sociedade dos dias de hoje. Queremos oferecer conselhos testados por meio de experiências frutíferas.

Fiquei muito feliz quando recebi um folheto de Bethany World Prayer Center promovendo sua conferência internacional de crescimento de igreja October CGI em Baker, LA. David Cho, Larry Stockstill e Mario Vega serão preletores desse evento. Todos esses três líderes são pastores radicais de igrejas em células que têm visto que a igreja em células realmente funciona. Devemos aplaudir o que Deus tem feito e aprender com eles. Agora, eu creio firmemente que pequenas igrejas em células são tão ou mais saudáveis que as megaigrejas - como aquelas que Cho, Stockstill e Vega lideram (em meu livro The Church that Multiplies [A Igreja que se Multiplica], relaciono excelentes exemplos tanto de igrejas em células grandes como pequenas).

O que quero dizer é que precisamos encontrar soluções para células que fortaleçam os crentes, multipliquem os grupos, gerem novos líderes, revitalizem a igreja e implantem novas igrejas - em vez de fazer críticas que não levam a nada.