Convidando pessoas para a célula

Dei uma palestra no mês passado em uma igreja Batista do Sul em Eudora, Kansas. Algumas horas antes do sermão, caminhei nos arredores daquela igreja e observei um jovem pai de aparência hippie levando sua filha para uma volta de motocicleta. Ele morava perto da igreja, mas eu duvidava que ele simplesmente "apareceria" em uma das celebrações. "Com quem ele teria amizade? Quem o alcançaria?" Antes do sermão, uma irmã cantou uma comovente canção que falava de pessoas que vivem ao redor de nossas igrejas, mas não são alcançadas por meio delas. Naquela manhã, minha pregação se baseava no texto de Mateus 9.35-10.1.

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita". Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades (Mateus 9.35-10.1).

O coração de Jesus queima de compaixão por pessoas perdidas, e hoje ele ainda requer de nós que oremos ao Senhor da colheita para enviar trabalhadores ao seu campo de colheita. As células são uma excelente maneira de enviar trabalhadores que lideram "a igreja ao lado" e podem ter a mesma compaixão de Jesus pelas pessoas feridas.

A maioria dos livros e artigos sobre células enfatiza acertadamente o evangelismo por amizade, por meio do qual conhecemos pessoas, conquistando assim o direito de compartilhar com elas o evangelho. Isso é bom e está certo. Mas conhecer pessoas pode ser um processo longo e demorado, e há um limite na quantidade de pessoas que podemos conhecer bem. E o que dizer daquelas pessoas que não conhecemos (ou não conhecemos bem), mas que ainda assim necessitam de um convite?

Estou mentoreando um pastor que está fazendo um excelente trabalho de demonstração de vida de célula liderando uma célula. Ele também convida pessoas de sua vizinhança para participar, e seu grupo está cheio de gente! Na última semana, duas dessas pessoas convidadas por ele receberam Jesus no grupo. O que esse pastor fez? Ele imprimiu folhetos e os distribuiu aos vizinhos da redondeza. Fui encorajado por seu testemunho a praticar tanto o evangelismo por amizade COMO o convite pessoal. Jesus quer que nós façamos amizade com não cristãos, mas ele também quer que nós os convidemos - não uma coisa ou outra, mas que façamos as duas coisas.

Fui encorajado a redobrar meus esforços para conhecer meus vizinhos e convidá-los para o meu grupo. E você?