2000inove

Inovar é uma excelente palavra para ser considerada neste final de ano e chegada do ano novo. O Banco Bradesco está mostrando uma mensagem linda na mídia nestes dias. Parte do conteúdo diz: “Inovar é antecipar, antever, antenar, é transformar amanhã em hoje. Inovar é uma trilha no meio do óbvio, é um colírio na vista cansada da mesmice, é uma janela sempre aberta para o que ninguém viu ainda. Inovar é passar a bola entre as pernas da expectativa. A inovação não avisa que vai chegar. Ela chega, e pronto...”. Inovar é a palavra do momento. Viver bem é inovar sempre.

Não há como negar que a vida é feita também de rotina. Nem tudo é novo o ano todo o tempo todo. A vida é como as ondas do mar, são ordenadas, mas são livres; o que significa dizer que mesmo na rotina, a inovação pode e deve marcar presença. Falo de rotina de forma positiva, como horário de levantar, horário de chegar ao trabalho, freqüentar quase sempre os mesmos locais de compras, e assim por diante. Mas isso não deve ser confundido com mesmice ou vivência enfadonha. Inovar é renovar o velho.

Antes de tudo inovar é um estado de espírito. A inovação vem de dentro para fora e não de fora para dentro, exceto do que Deus nos oferece. Não adianta comprar agenda nova, fazer festa de final de ano, dar e receber presentes, enfeitar casa e escritório, se isso contradiz completamente a falta de ordem interior. É como caiar um sepulcro – por fora limpo, mas por dentro imundo. Não adianta pendurar uma fruta no galho de uma árvore de plástico, ela continuará sem vida. Só se inova onde a vida está presente.

Ao pensar em inovar devo priorizar minha vida interior. A Bíblia diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv 4.23). Jesus disse: “...do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância, e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7.21-23). Não adianta inovar por fora se por dentro não melhorar.

A melhor inovação que pode acontecer na vida de alguém se chama “novo nascimento”. Jesus disse: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo 3.3, 7). Esse novo nascimento é a vida nova de Deus em nós. É algo que somente o Espírito Santo de Deus faz. Isso acontece quando recebemos Jesus pela fé como Senhor e Salvador de nossas vidas (Jo 1.12). É por isso que a Bíblia diz: “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Co 5.17).

Que ao iniciar o ano novo, possamos inovar, começando com nossa relação com Deus. Nele existimos e nos movemos. Sem ele não chegaremos a lugar nenhum que faça sentido permanente. Cada um pode inovar na relação consigo mesmo. Isso é muito importante, pois a Bíblia diz que devo amar o meu próximo como a mim mesmo. Quem não ama a si mesmo não ama ninguém. Podemos inovar nas relações interpessoais, dando maior importância aos relacionamentos de amizade e de trabalho. Podemos inovar também buscando ajuda para mudanças maiores.

Sempre é tempo de inovar. Quando o Espírito Santo é derramado sobre nós, jovens têm visões, e velhos sonham (At 2.17). Nunca é tarde para inovar. Noé tinha 600 anos quando construiu a arca, Moisés tinha 80 quando foi chamado para libertar o povo de Israel do Egito, Calebe tinha 85 quando recebeu a herança da terra, e o trono de Deus é cercado de anciãos (Ap 4.4). Independentemente de qualquer situação disponha-se a inovar, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, que Deus acrescentará o que precisarmos (Mt 6.33).

Voltar para Artigos.