Resgatando a motivação de viver

Como está sua motivação? Você vive motivado? Rick Warren disse: “Eu nunca tento motivar as pessoas. Eu procuro motivar apenas a mim mesmo. Quando eu estou motivado, eu sei que outros pegarão meu entusiasmo”.

A motivação é contagiante. Alguém pode ser capaz de fazer o que não gosta ao ver o entusiasmo de outro. Poucos vivem motivados, mas, ninguém gosta de gente desanimada. Todos gostam de seguir um líder carismático; alguém que o inspire a fazer o que sua capacitação lhe possibilita fazer mas que até então não tinha percebido ser capaz para tanto. Cada um de nós deve viver tão motivado, que pessoas ao nosso redor se motivem. Esse é um tempo para avaliar nossas motivações. De repente estamos buscando água em cisternas rachadas (Jr 2.13).

A Bíblia diz: “Façam tudo com amor” (1 Co 16.14). Como tudo seria diferente se praticássemos esse mandamento da Palavra de Deus, vivendo motivados pelo amor. Quando fazemos as coisas com amor, tudo fica mais fácil. Se algo não pode ser feito com amor não merece ser feito. O fruto do Espírito Santo é o amor (Gl 5.22). Quando alguém está cheio do poder de Deus faz tudo com amor. O povo ficava simplesmente maravilhado com Jesus. O motivo? É que ele fazia tudo muito bem (Mc 7.37). E fazia tudo muito bem porque fazia com amor. Seu maior interesse era agradar a Deus. Chegou a dizer que essa era a sua comida principal (Jo 4.34). E quanto a nós? Como estão as nossas motivações? Estamos convencidos de que fazemos tudo com amor? Fazemos tudo para Deus com amor? (Mc 12.30). Tratamos nossa família com amor - esposa, marido, pais e filhos? E no trabalho? Devemos fazer tudo de coração, para o Senhor e não apenas para os homens (Cl 3.18-25). Essa é a melhor maneira de viver; com amor.

Chamo sua atenção para o seu desempenho na vida cristã. A nossa salvação deve ser desenvolvida com empenho, com respeito e dedicação (Fp 2.12). Devemos ser fervorosos no serviço do Senhor (Rm 12.11). Em mais: devemos ser firmes e inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, o nosso trabalho não é vão (1 Co 15.58). Vejo muitos desanimados. A sensação que tenho é que viver motivado é algo do passado para alguns. Vamos resgatar a motivação de viver. Reaja agora mesmo. Até um galo tem que bater as asas antes de cantar. Isso me faz lembrar do salmista que tinha sede de Deus. Ele vivia planejando voltar-se para Deus, mas até que isso acontecesse se alimentava continuamente de lágrimas, enquanto lhe diziam: “Onde está o seu Deus?”. Ele lembrava do passado quando conduzia o povo de Deus como uma multidão entre gritos de alegria e louvor. Mas um dia ele reagiu, se motivou em Deus e disse para si mesmo: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Leia o Salmo 42.1-11).

Renove seu compromisso com Deus, renovando seu compromisso com a igreja! Jesus Cristo é o cabeça da igreja, e ela é o seu corpo (Ef 5.23). Não tem como viver intensamente para Deus sem viver intensamente como membro da igreja que é a família dos filhos de Deus (Ef 2.19). Vitalize sua vida devocional, gastando tempo com Deus em seu “quarto de escuta” com a Bíblia e a oração; tome a iniciativa de cultivar comunhão, para que a igreja mereça ser chamada de “lugar de relacionamentos”; participe das atividades regulares da igreja, seja assíduo; contribua com zelo para a manutenção da obra de Deus. A igreja tem uma agenda mensal que se for acompanhada, muito contribuirá para o seu fortalecimento espiritual, familiar e social. A igreja é uma bênção para você, mas você também deve ser uma bênção para a igreja. Amém.

Voltar para Artigos.