Uma vida equilibrada

"Em "O livro de ouro da liderança", John C. Maxwell cita Brian Dyson, que disse: "A vida é como um jogo no qual você tem de equilibrar cinco bolas ao mesmo tempo: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e a vida espiritual. E você não pode deixar nenhuma delas cair. Logo você perceberá que o trabalho é uma bola de borracha - se ela cair, depois volta e dá para pegar de novo. Mas as outras quatro bolas - a família, a saúde, os amigos e a vida espiritual - são feitas de vidro. Se uma delas cair no chão, ficará irremediavelmente arranhada, marcada, avariada, prejudicada ou mesmo quebrada. Nunca mais será a mesma. É preciso compreender isso e se esforçar para dar equilíbrio à vida". Gostei destas palavras e gostaria de comentá-las.

1. O trabalho. Deus criou o trabalho, ele é digno e devemos trabalhar. A Bíblia diz que "se alguém não quer trabalhar, também não coma" (2Ts 3.10). Mas o trabalho em nossos dias tem sugado cada vez mais o tempo e a energia das pessoas, seja por iniciativa própria ou por exigência das empresas. Muitas pessoas vivem basicamente para trabalhar sem a devida atenção a outras áreas da vida.

2. A família. Nada mais mostra o equilíbrio de uma pessoa do que sua vida em família. Se alguém não vai bem na família, é difícil imaginar que ela esteja bem em outras áreas. Se você passa por uma fase difícil no trabalho, pode encontrar forças em casa, mas se as coisas não estão bem em casa, onde você pode encontrar o apoio que precisa? Trabalhar é necessário, valorizar a família é imprescindível.

3. A saúde. Sem saúde você não trabalha e dá trabalho para sua família. A saúde não é automática. Ela precisa ser cuidada. Aprendi com Nuno Cobra a importância de equilibrar alimentação, sono e exercícios físicos. Tenho adotado também as orientações do Dr. Rex Russell em seu livro "Coma Bem Viva Melhor". Ele ensina a ingerir apenas substâncias que Deus criou como alimento, comer os alimentos da maneira que Deus criou, e, comer pouco.

4. Os amigos. "Sem amigos, nada é agradável na vida", disse Agostinho. Quando tudo chegar ao final, apenas os amigos permanecerão com a gente, e eles não são muitos. Nada substitui o valor dos relacionamentos. É uma pena que temos trocado as pessoas pelas coisas, e depois não entendemos porque nunca estamos satisfeitos. Deus deu todas as coisas para Adão, mas ele continuava se sentindo só, até que Deus lhe trouxe Eva.

5. Vida espiritual. Jesus disse: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4.4). Não somos apenas corpo e emoção, somos também espírito. Deus pôs a eternidade dentro de nós (Ec 3.11). Mais uma vez lembro-me de Agostinho que disse: "Há um vazio tão grande dentro do coração humano, que somente Deus pode preencher". Jesus é o único alimento que satisfaz nossa alma. Ele disse: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" (Jo 6.35).

Rick Warren disse: "Se pudesse criar uma nona bem-aventurança, seria o equilíbrio". Uma vida equilibrada faz bem no trabalho, agrada a família, é bom para a saúde, fortalece as amizades e solidifica a vida espiritual.


Voltar para Artigos.