Pondera

"Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas" (2Tm 2.7).

O apóstolo Paulo escreveu sua última carta para seu companheiro de ministério, Timóteo. Ele anima, encoraja e desafia Timóteo a continuar levando o evangelho adiante. Como um bom soldado de Jesus ele não deveria fugir dos sofrimentos. Ele deveria seguir as normas como um atleta de Cristo para ser coroado. Para colher os frutos, ele deveria trabalhar como um lavrador. Depois de assim falar, Paulo pede que Timóteo ponderasse no que ele acabava de dizer, porque o Senhor lhe daria compreensão em todas as coisas (2Tm 2.1-7).

A palavra "pondera" chamou minha atenção hoje diante de algumas críticas que recebi. A vontade imediata é de agir, argumentar, e se defender. Mas, ponderar diante de críticas, parece-me ser a melhor atitude a tomar. Ser criticado é um dos preços que se paga pela liderança. É preciso saber ouvir críticas. Na verdade, é preciso se acostumar com elas. Aristóteles, o filósofo grego, disse: "A crítica é algo que você evita com facilidade; é só não falar nada, não fazer nada e não ser nada". Ou seja, as críticas são inevitáveis.

É difícil ser criticado sem se abater. Algumas perguntas podem fazer diferença quando recebemos uma crítica. "Quem me criticou?". Faz diferença considerar de onde vem a crítica, se de um sábio ou de um tolo. A outra pergunta é: "Como essa crítica foi feita?". É bom discernir se a crítica veio em forma de julgamente ou de ternura. A terceira pergunta é: "Qual o motivo da crítica?". Aqui é importante ponderar se a pessoa que critica expressa julgamento ou interesse em me beneficiar.

Gosto sempre de lembrar que não podemos agradar a todos, mas que podemos agradar a Deus. E essa deve ser uma decisão pessoal. Paulo escreveu: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gl 1.10). E a coisa mais fácil em tudo isso é ser você mesmo. É custoso ser o que os outros querem que você seja. Jamais se permita ficar nessa situação. Nunca se deixe manipular. Um certo imperador romano disse que "a consciência é a única esposa, da qual jamais podemos nos divorciar". Não negocie sua consciência. Faça tudo com consciência e convicção. Podemos até mudar e devemos mudar, mas sem barganhar o que somos.

É claro que devemos ponderar sobre o que outros dizem a nosso respeito. Afinal de contas, só percebemos algumas coisas vistas de fora por alguém que nos observa. Não podemos ser nosso próprio referencial de vida. Porém, se você se preocupar demais com o que os outros pensam sobre você, é porque confia mais na opinião deles que na sua. Proceder assim, é evidenciar que precisamos ponderar sobre alguma coisa em nós que não vai bem. Jesus disse: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.32). Não é o que acho e o que penso que prevalecerá e me libertará, mas a verdade. O problema é saber o que é a verdade. De uma coisa eu sei. Não existe essa de cada um ter a sua verdade. Ela é bem maior e melhor. Existe uma verdade absoluta em tudo. A menos que eu ande por ela, quebrarei a cara. A verdade que liberta, é a verdade conforme Deus. Jesus disse: "Eu sou a verdade", e orou a Deus-Pai dizendo: "A tua palavra é a verdade" (Jo 14.6; 17.17). A Bíblia não é apenas verdadeira, ela é a verdade.

Fundamentado nos princípios da Palavra de Deus, devo viver plenamente o que sou. Se mesmo assim as pessoas se opuserem a mim, não devo dá muita importância a isso. Sei que Deus me ajudará a ser eu mesmo. Sei também que ele nunca me ajudará a ser outra pessoa. Uma coisa que descobri há pouco tempo, é que preciso resgatar a minha infância. Essa descoberta tem me ajudado a ser eu mesmo ainda mais e a viver cada dia com naturalidade. Nisso tenho ponderado. Veja também: Como lidar com as críticas.

Voltar para Devocionais - 1.