Por favor, não atualizem a Atualizada

Bíblia do ObreiroHoje me ocorreu uma experiência inusitada. Um sentimento triste passou pelo meu coração. Até achei estranho tal experiência, mas pude me entender. Refiro-me ao que me aconteceu em uma livraria evangélica nessa tarde. Fui comprar um livro a pedido de minha filha que queria presentear sua chefe. Ao receber o livro no empacotamento, chamou-me a atenção pilhas de Bíblias intituladas: "Bíblia Sagrada - Almeida Século 21". Estava com pressa, mas não resisti sem dar uma folheada em um exemplar. Cheguei a pensar ser uma versão da Bíblia Revista e Atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil com atualizações ortográficas, devido as recentes mudanças em nossa língua. Mas não era. Trata-se de uma nova versão ou tradução (não sei bem o que é). A verdade é que é uma nova Bíblia no mercado.

Não estou escrevendo para criticar, até porque nem cheguei a adquirir a versão citada. Escrevo para compartilhar uma experiência recente e também falar do que se passa em meu coração nesse momento em relação à versão que adotei.

Por mais de vinte anos a minha Bíblia foi a versão Revista e Atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil. Essa é a versão do meu coração. Quando saiu a NVI - Nova Versão Internacional, gostei muito de conhecê-la. Por influência de um colega, cheguei a adotá-la como minha nova Bíblia. A mudança foi tal que levei a maioria dos irmãos a mudarem para a NVI. Fiquei cerca de cinco anos com essa Bíblia. Confesso que nunca li tão pouco a Bíblia como nesse período. Não estou culpando a versão NVI, mas apenas dizendo o que tem acontecido comigo.

Há alguns meses comecei a ouvir um pregador pela Internet. Ele começou dizendo: "Vou ler na Bíblia Atualizada, a versão do meu coração". Ao ouvir isso, fui tocado profundamente pelo desejo de começar a ler a Bíblia Atualizada. Naquela mesma semana comprei uma Bíblia nova e passei a ler a minha velha versão com o primeiro amor. Desde então tenho lido a Bíblia com entusiasmo e muito amor. Como disse um amigo, "a atualizada parece falar mais ao coração". Tenho o Novo Testamento em áudio e quando o ouço, sinto o quanto esse texto está em minha mente. Quase sou capaz de citar o texto sacro com o narrador.

Tenho várias Bíblias em casa e consulto todas as versões para efeito de estudo. Continuarei lendo a NVI, consultarei a corrigida de Almeida, consultarei a Linguagem de Hoje e a paráfrase da Bíblia Viva, mas, por favor, não mexam na RA - Revista e Atualizada de Almeida da Sociedade Bíblica do Brasil. Bem sei que sua linguagem não é das mais modernas, mas essa é a versão do meu coração.


Voltar para Devocionais - 1.