Além da Dor

Deus nos deve explicações quando sofremos? Podemos esperar compreensão e compaixão divina quando a dor nos sobrevém? Jó perguntava: Por que nasci? Por que não morro?

Várias vezes ele perguntou: "Por quê? Mas Deus nunca lhe respondeu. Ele pedia respostas, exigia respostas de Deus. O grande problema de Jó foi a justiça própria, o que também acontece com todos os homens. A diferença é que Jó era temente a Deus tendo uma vida piedosa reconhecida pelo próprio Deus. Mas diante do sofrimento ele procurou se apoiar em sua própria piedade e isso foi o seu problema maior.

Ninguém gosta de sofrer, muito menos de sentir dores. Mas como alguém já disse, a dor é o megafone de Deus, a dor é uma bênção. Ela nos alerta, nos chama a atenção para alguma coisa que precisa ser considerada devidamente. Ninguém está livre de sofrer nesta vida. O próprio Jesus foi chamado de homem de dores e que sabia o que é padecer. Precisamos de estrutura interior para enfrentar a dor.

Quando sofremos, parece que Deus desaparece e não ouve o nosso clamor. Ele simplesmente parece desaparecer. E nessas situações bate o desespero. Todos nós conhecemos o sofrimento em algum nível, e quase sempre questionamos a razão do mesmo, que quase sempre nos parece injusto. Perguntamos: "Por que logo eu estou passando por isso? Será que Deus se esqueceu de mim?". O livro de Jó nos mostra o sofrimento de um modo como poucas vezes queremos reconhecer. Leia "Além da Dor", de Don Baker - Editora Betânia. É uma boa leitura.