Medida de segurança

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

Um amigo brasileiro do mundo da blogosfera estava andando em Londres, e percebeu que não havia nenhuma lata de lixo na rua para que ele pudesse se livrar de um copo descartável. Sua tia que é policial na Scotland Yard explicou que todas as latas de lixo foram recolhidas como medida de segurança contra o terrorismo.

Os governos são cada vez mais cautelosos e previdentes contra essa ameaça que se tornou uma preocupação mundial. Como o terrorismo usa o efeito surpresa, as vítimas em potencial nunca sabem onde algum atentado pode acontecer. Por isso, todo cuidado sempre parece ser pouco por parte das autoridades e da população civil.

Algumas parábolas de Jesus enfatizam a importância da vigilância espiritual e a prudência que se faz necessária no final dos tempos. Ele falou do perigo do engano, de guerras e rebeliões, terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis. As nações estarão em angústia e perplexidade, e os homens desmaiarão de terror. Diante disso ele disse: “Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (Lc 21.5-36).

Medida de segurança não é apenas uma questão social e política, mas também uma prática espiritual no desempenho da vida cristã. Devemos nos vestir de toda a armadura de Deus, o cinto da verdade, a couraça da justiça, a prontidão do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e a espada do Espírito. Tudo isso deve ser banhado de oração o tempo todo (Ef 6.10-18).

Quando recolher todas as latas de lixo se torna uma medida de segurança para uma nação, podemos dizer também que eliminar todo lixo moral e espiritual de nossas vidas é uma forma de não permitir que o nosso Inimigo (Satanás) nos atinja.

Assim como moscas e baratas são atraídas pela sujeira, Satanás só se abriga nas latas de lixo que dispomos para Ele.