A confissão dos demônios

“Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!” (Tg 2.19).

Certa ocasião em suas andanças ministeriais, Jesus chegou à região dos gadarenos. Essa região ficava ao redor de Gadara, quase 10 Km a sudoeste do mar da Galiléia. Ao chegar ali, foram ao seu encontro dois endemoninhados. Eram tão violentos que todos fugiam deles, pois não permitiam que ninguém passasse onde estavam.

O que me chama a atenção no texto bíblico, é a maneira como os demônios que possuíam aqueles homens se dirigiram a Jesus. Eles o chamaram de Filho de Deus, ou seja, reconheceram sua divindade, admitiram a soberania de Jesus sobre eles, e reconheceram o destino atormentado que terão.

Os demônios são anjos maus que um dia foram como os bons, mas ao pecarem, perderam a condição de anjos bons. São dotados de discernimento e elevada inteligência, mas continuamente praticam o mal no mundo. Não gostaria que fosse verdade, mas não posso deixar de dizer que a confissão dos demônios supera em muito a confissão de muitos homens. Os demônios crêem na existência de um único Deus. Eles acreditam nisso de tal maneira que tremem de terror. Por outro lado, muitos homens tolos dizem: “Deus não existe” (Tg 2.19; Sl 14.1).

Os demônios não fazem parte dos anjos eleitos (1 Tm 5.21), e estão condenados por Deus ao fogo eterno (Mt 25.41). No entanto, têm uma noção das verdades bíblicas que poucos homens compreendem.

É lamentável que o homem criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), tenha se depravado de tal maneira que fica subestimado diante da intuição dos animais. A Bíblia diz: “O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende” (Is 1.3).

Que nenhum de nós esteja entre aqueles que cegados pelos próprios demônios, não têm a capacidade de superar a confissão dos demônios para viver para Deus.

Os demônios pediram para sair da presença de Jesus, os homens pediram que Jesus saísse do meio deles (Mt 8.31, 34).