A Necessidade das Escrituras

Para que fins é necessária a Bíblia? Quanto as pessoas podem saber de Deus sem a Bíblia? Será que precisamos ter uma Bíblia ou alguém que nos diga o que ela fala para saber que Deus existe? Ou que somos pecadores necessitados de salvação? Ou para saber como encontrar salvação? Ou para conhecer a vontade de Deus para a nossa vida? A necessidade das Escrituras pretende responder essas perguntas.

A. A BÍBLIA É NECESSÁRIA PARA CONHECER O EVANGELHO

Considere o texto de Romanos 10.13-17 e veja que para ser salvo o homem precisa invocar o nome do Senhor (v. 9), e só pode invocar o nome de Cristo se nele crer como o Salvador digno de ser invocado. Mas para crer em Cristo é necessário ouvir de Cristo e isso só acontece se alguém pregar o evangelho. A implicação é que sem ouvir a pregação do evangelho de Cristo, ninguém pode ser salvo. Considere as seguintes passagens bíblicas: João 3.18: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”. Em João 14.6 Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Atos 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. 1 Timóteo 2.5-6: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo”.

Em todos os tempos a salvação sempre foi pela fé em Cristo. Os crentes do Antigo Testamento foram salvos pela fé olhando para o futuro, na expectativa do Messias Redentor que viria (Jo 8.56; Hb 11.13, 26). Nós somos salvos pela fé olhando para o passado no Cristo que morreu na cruz por nós.

A Bíblia é necessária para a salvação; a pessoa precisa ler a mensagem bíblica do evangelho por si mesma, ou ouvi-la de outra pessoa.

B. A BÍBLIA É NECESSÁRIA PARA SUSTENTAR A FÉ ESPIRITUAL

Jesus disse que nossa vida espiritual é sustentada pela porção diária da Palavra de Deus, assim como nossa vida física é sustentada pela porção diária de alimento físico. Ele disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Negligenciar a leitura regular da Palavra de Deus é tão prejudicial à saúde da nossa alma quanto o é à saúde do nosso corpo negligenciar o alimento físico. Veja ainda (Dt 32.47; 1 Pe 1.23-25; 2.2). A Bíblia, então, é necessária para sustento da vida espiritual e para crescimento na vida cristã.

C. A BÍBLIA É NECESSÁRIA PARA O CONHECIMENTO SEGURO DA VONTADE DE DEUS

Todas as pessoas têm algum conhecimento da vontade de Deus por intermédio da sua consciência. Mas somente a Bíblia pode nos proporcionar a certeza da vontade de Deus. Na Bíblia Deus não nos revelou todas as coisas, mas revelou-nos o bastante para que conheçamos a sua vontade: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29). Assim, o homem feliz não é aquele que segue o conselho dos ímpios, mas o que encontra satisfação na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite (Sl 1.1-2). Andar em caminhos irrepreensíveis é viver conforme a lei do Senhor (Sl 119.1). A maior demonstração de amor a Deus consiste em obedecer aos seus mandamentos (Jo 14.15; 1 Jo 5.3). Se queremos ter um conhecimento preciso da vontade de Deus, então devemos estudar as Escrituras para alcançá-lo.

Se não conhecemos todos os fatos do universo, passados, presentes e futuros, como poderemos alcançar a certeza de que temos informações corretas sobre qualquer fato? Só há duas soluções possíveis para esse problema: (1) precisamos conhecer todos os fatos do universo; ou (2) alguém que já conhece todos os fatos do universo, e que jamais mente, poderia nos revelar alguns fatos verdadeiros, quanto aos quais podemos então ter a certeza de que jamais serão contraditos.

Essa segunda solução é de fato o que temos quando lemos as palavras de Deus nas Escrituras. Por isso, podemos ter mais certeza acerca das verdade que lemos nas Escrituras do que acerca de qualquer outro conhecimento que tenhamos. Nossas experiências sensoriais também confirmam o que a Bíblia diz sobre o mundo que nos cerca (Pv 20.12).

D. A BÍBLIA NÃO É NECESSÁRIA PARA SABER QUE DEUS EXISTE

Mesmo sem a Bíblia é possível algum conhecimento de Deus, ainda que não seja conhecimento absolutamente seguro. Observando a si mesmas e a natureza, as pessoas podem obter o conhecimento de que Deus existe (Sl 19.1; At 14.16-17). Mesmo aqueles que, pela impiedade, suprimem a verdade, não podem evitar as provas da existência e da natureza de Deus na ordem criada (Rm 1.19-21).

Mesmo sem a Bíblia, todas as pessoas que já viveram tiveram provas da existência e do caráter de Deus na criação, embora tal conhecimento não as tenha conduzido para a salvação.

E. A BÍBLIA NÃO É NECESSÁRIA PARA CONHECER ALGO SOBRE O CARÁTER E SOBRE AS LEIS MORAIS DE DEUS

Em Romanos 1 lemos que os descrentes, mesmo não tendo nenhum registro escrito das leis de Deus e praticando o pecado, têm na sua consciência alguma compreensão das exigências morais de Deus (Rm 1.28-32; 2.14-15).

O conhecimento de Deus vem através da “revelação geral” por meio da natureza para todas as pessoas. Mas a “revelação especial” vem através da Bíblia (Tg 1.18; 1 Pe 1.23).

CONCLUSÃO

As palavras de Lutero são excelentes para nossa conclusão desse estudo: “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir” (Martinho Lutero).