Há um tempo ideal para o namoro

Essa é a segunda postagem desse blog. Todo assunto exposto aqui sobre namoro terá a Bíblia como base. Creio na Bíblia como Palavra de Deus. Assim sendo ela tem a última palavra sobre qualquer assunto, inclusive o namoro. A bem da verdade a Bíblia não fala em lugar nenhum sobre namoro, mas como ela é um livro de princípos de vida, certamente encontramos orientação abundante para ensinar sobre o namoro, inclusive.

Dito isso, quero considerar o princípio de que “para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Também está escrito: “Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser” (Ct 3.5). O amor pode ou não ser despertado, ele pode ou não ser incomodado. Ele deve querer. O amor verdadeiro não é sinônimo de sentimentalismo ou paixão apenas. O amor fala de compromisso, além de sentimento.

É sabido que um adolescente pode se apaixonar até cinco vezes até completar vinte anos. Não existe adolescente maduro. Esse é um período de mudanças rápidas em todas as áreas: física, emocional e relacional. A atração pelo sexo oposto no início da adolescência é normal, mas isso não quer dizer que já se pode namorar. Sempre defendo que o jovem pode suprir o desejo de namorar por amizades saudáveis. O namoro deve vir quando houver maturidade para um compromisso que implique na possibilidade de casamento.