Estou crucificado com Cristo

Achologia
Q
uando vivemos para nós mesmos, menos vivemos. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus para uma vida plena, mas o pecado nos arruinou e nos levou a viver para nós mesmos dando as costas para Deus: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos" (Is 53.6). Não é sem razão que a Bíblia nos compara com ovelhas. Esses animais facilmente se desgarram  e quando assustadas correm para várias direções podendo perder-se do rebanho. Além disso as ovelhas não vêem mais que oito ou dez metros adiante delas e são presas fáceis das feras. Trazendo isso para a realidade humana, podemos reconhecer que assim também somos. Cada um de nós quase sempre acha ser melhor que os outros, mas quantas vezes temos que admitir que estávamos errados quando tudo indicava que estávamos no caminho certo. A Bíblia diz: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Pv 14.12).

Nossa maior dificuldade em servir a Deus e ao próximo está em nós mesmos. A menos que possamos dizer como Paulo: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim", nossa vida será como uma gangorra que oscila o tempo todo sem jamais se firmar ou se satisfazer. É interessante como responsabilizamos os outros pelo nosso comportamento, quando deveríamos assumir nossas ações e reações. Gosto sempre de lembrar a palavra de Deus a Caim: "Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo" (Gn 4.6-7). Fica claro que somos responsabilizados por Deus por nossas ações. Quanto às reações, precisamos considerar as sábias palavras de Amy Carmichael: "Nada que alguém possa fazer-nos pode causar-nos dano, a menos que permitamos que isso produza uma reação errada em nosso próprio espírito. Somente nossa reação pode abençoar ou queimar". Não precisamos ter uma reação errada porque alguém agiu errado com a gente. Caso assim procedamos, somos os culpados pela reação errada e não quem agiu errado com a gente. Na verdade não é o que alguém faz que nos prejudica, mas o modo como reagimos. Não podemos controlar o que as pessoas nos fazem, mas pela graça de Deus, podemos controlar nossas reações.

Então, o que fazer? Devemos nos render incondicionalmente a Cristo pela fé e deixar que ele viva em nós. Precisamos morrer para nós mesmos. Isso não é o mesmo que nos anularmos. Deus não quer que nos anulemos, mas que nos submetamos conscientemente à sua direção. Ele é soberano mas não é tirano. Se nos rendermos a ele conheceremos uma vida abundante (Jo 10.10) que somente Cristo pode nos dar. Caso contrário viveremos quase sempre amuados e desconsolados em nossas próprias birras. Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto" (Jo 12.24). Será que não temos nos portado como sementes limpinhas, intactas, mas ao mesmo tempo inúteis!? Precisamos morrer para nós mesmos para que possamos frutificar para Deus. Nossa velha natureza é o nosso velho problema. Está escrito: "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria" (Cl 3.5). Deus nos ajude.