O segredo revelado

“O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (Cl 1.26-27).

Será que existe mesmo um segredo oculto sabido apenas por poucos? Será que esse segredo já foi revelado, podendo ser conhecido por todos nós? Se tal segredo existe e já foi revelado e pode ser conhecido de todos nós, que segredo é esse? É verdade que a revelação desse segredo capacita-nos a atrair tudo o que quisermos para nós? Podemos ser completamente transformados com a lei da atração? Que lei é essa? Qual é a essência dessa atração?

Comecei a fazer essas perguntas para mim mesmo, e as respostas começaram a vir a partir da Bíblia, que no Novo Testamento mostra os primeiros discípulos de Jesus lutando juntos pela fé evangélica (Fp 1.27; Jd 3). De modo preciso, certeiro, objetivo e bem atual, me maravilhei com alguns versículos da carta do apóstolo Paulo aos Colossenses. Ele disse, por exemplo, que o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, foi manifestado aos santos. Deus quis dar a conhecer a todos, a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em nós, a esperança da glória (Fp 1.26-27). O Novo Testamento fala de mistério como algo revelado por Deus a nós. Esse mistério (segredo) esteve oculto por séculos e gerações, mas no tempo exato de Deus ele foi revelado (Gl 4.4). Esse segredo é de uma riqueza gloriosa ímpar. Ele não é uma filosofia, um ritual, um cerimonial. Ele é uma pessoa, e essa pessoa é Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, que se tornou homem e viveu entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). E devido à nossa relação com Jesus, temos esperança da glória de Deus.

Seguindo a leitura da carta aos Colossenses no capítulo dois, não tive como parar, tamanha é a riqueza, a clareza e a importância dessas palavras. O apóstolo se esforçava em favor daquela igreja, para que todos fossem fortalecidos no coração, unidos, e plenos de conhecimento de Deus, para que conhecessem plenamente o segredo de Deus, Cristo. “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (v.3). Eles foram alertados para não serem enganados com argumentos aparentes.

Todos os que receberam a Cristo Jesus, o Senhor, devem continuar vivendo nele, tendo raízes e alicerces bem fincados, firmes na fé, transbordando de gratidão, jamais se deixando levar por filosofias humanas que nada têm com Cristo. Ele é plenamente Deus, e, por estarmos nele, estamos plenamente supridos. O que Cristo fez em nós que confessamos o seu nome não é coisa feita por homens, mas por Deus. Nós morremos e ressuscitamos com ele pela fé no poder de Deus, que perdoou todos os nossos pecados, vencendo Satanás e seus demônios na cruz.

Por causa de tudo isso, não podemos permitir que ninguém nos julgue com base em rituais, regras e costumes puramente humanos, que muitas vezes envaidecem seus defensores, dando a todos uma aparência de piedade, mas sem nenhum poder contra o pecado interior do coração que se exterioriza com máscaras religiosas. O poder e a qualidade do evangelho estão para além disso.

O segredo da verdadeira vida existe, ele já foi revelado e se chama Jesus Cristo. Nele, a vida tem seguimento e é sempre renovada por toda a eternidade. Quem conhece esse segredo jamais o deixa, pois Jesus não tem rivais, ninguém pode ser desejado, louvado, obedecido ou adorado em detrimento dele (Jo 6.68; 14.6; Rm 6.4). A lei da atração não está em nós, está em Jesus. Ele mesmo disse: “Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer” (Jo 12.32-33). Quem quiser ser atraído para a vida deve passar pela morte da cruz de Jesus, para que possa ressuscitar para a vida eterna. O segredo revelado está em Jesus. Fora dele está o engodo.

Voltar para Artigos.