Nenhuma Glória, Nenhum Controle, Nenhum Império

Uma das críticas ao movimento igreja em células é a sutil tendência de promover exageradamente as grandes igrejas em células, como a Igreja do Evangelho Pleno Yoido. Muitos pastores de igrejas menores têm o sentimento de malogro pelo fato de não ter igrejas grandes. Alguns chegaram a apelidar esse fenômeno de “inveja de Yonggi Cho” (buscando competir com a igreja de Cho).

O fato é que a maioria das igrejas, inclusive igrejas em células, é pequena. Também é importante lembrar que implantar igrejas é mais saudável que buscar o crescimento incessante de uma igreja.

Na semana passada, tive o privilégio de falar em Hong Kong, na conferência da rede de igrejas em células CCMN (Cell Church Missions Network). Meu tema foi “implantar igrejas que se reproduzem”. Falei sobre a necessidade de simplificar e conectar igrejas em células e redes de igrejas nas casas em um movimento conjunto de igrejas “simples” que se multiplicam. Precisamos de grandes igrejas em células (como Elim, por exemplo) e de igrejas em células pequenas e simples (como a maioria das igrejas).

Nessa conferência CCMN, havia mais de 300 líderes de muitos países. Conversei com pastores vindos da Índia, do Paquistão, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Malásia, Austrália, Estados Unidos, Brasil e outros da América do Sul, e da Rússia (e estou certo de que esqueci alguns!). O tema da conferência era multiplicação, e nosso desejo era deixar claro que tanto as igrejas grandes como as pequenas devem continuar a multiplicar membros, líderes e igrejas. O objetivo final é enviar missionários implantadores de igrejas a todo o mundo.

Mario Vega, pastor titular da Igreja Elim, esteve presente em todo o encontro CCMN e falou a respeito do mover poderoso de Deus em El Salvador e ao redor do mundo. Rodney, pastor de uma pequena igreja em células no Texas, foi colega de quarto de Mario Vega durante a conferência (todos ficaram alojados em dormitórios com beliches). Rodney comentou como ficou maravilhado em compartilhar o quarto com o pastor titular da segunda maior igreja do mundo!

Foi uma experiência fantástica ver pastores de igrejas grandes e pastores de igrejas pequenas compartilharem a visão de alcançar este mundo perdido para Jesus. E este é o tema geral da CCMN: nenhuma glória, nenhum controle, e nada de impérios!