Aplicação da Palavra de Deus

Ultimamente tenho me entusiasmado com a aplicação da mensagem do culto de domingo nas células (nós as chamamos de grupos VIDA - em inglês, sigla para Vivendo em Comunhão para Evangelizar). Há dois meses, começamos os cultos semanais de domingo de nossa igreja em Moreno Valley. A lição do sermão de domingo é enviada cada semana aos líderes dos grupos VIDA. O objetivo nos grupos VIDA é a aplicação da Palavra de Deus pelos seus membros. Na última terça-feira, trabalhamos com o texto de Marcos 1. Nós aplicamos o que ouvimos no domingo na nossa vida prática do dia a dia. As perguntas fluíram da observação para a aplicação (veja abaixo um modelo da lição).

No domingo, as pessoas ficam sentadas nas fileiras para ouvir alguém trazer a mensagem. Não há nada errado nisso. A Bíblia diz que Deus escolheu apóstolos, profetas, evangelistas e pastores/mestres com o fim de preparar o povo leigo para fazer o trabalho do ministério (Efésios 4.11,12). Porém, muitas vezes os sermões são esquecidos e não são aplicados, especialmente em nossa sociedade, que é movida pela informação. No entanto, quando as pessoas que ouvem a mensagem têm a oportunidade de processar os conceitos em um grupo de 3 a 15 pessoas na semana seguinte, há uma chance muito maior de a Palavra infalível de Deus causar um impacto duradouro e transformador.

Pode haver pessoas presentes na célula que não participam da igreja (ou faltaram naquele domingo), portanto, o foco deve ser na Palavra de Deus - não naquilo que o pastor disse. No entanto, o benefício de aplicar a mensagem é evidente. Primeiro, o líder de célula teve a oportunidade de ouvir a mensagem e refletir sobre os conceitos bíblicos antes da reunião da célula. Segundo, os membros da célula também têm a vantagem de já ter conhecimento do conteúdo bíblico e terão uma maior participação na célula por causa dos conceitos ouvidos no domingo.

Na igreja de Wellspring, cada líder de célula recebe a lição na manhã de segunda-feira. Nós damos liberdade aos líderes dos grupos VIDA para seguir a direção do Espírito - até mesmo a ponto de aplicar uma lição diferente. Porém, o benefício de seguir o sermão dominical é aprofundar o tópico dado por Deus para aquela semana (evidentemente, quando houver a presença de não crentes, é importante que o líder inclua perguntas que ministrem a eles). Prover a lição para o líder também ajuda a divulgar o conceito que qualquer pessoa pode facilitar uma reunião de célula (pois a lição estará suprida). A maior necessidade da igreja atual é aplicar a Palavra de Deus à vida diária. Lições baseadas no sermão ajudam tornar isso possível.

Modelo de Aplicação da Mensagem na Célula:

A BOA NOTÍCIA ESTÁ AQUI!

Adaptado da edificação
dos Grupos VIDA de Wellspring Church
Janeiro 4-10, 2009

Você fez algumas resoluções de Ano Novo para o ano que está começando?

Texto: Isaías 40.1-5
Tema: A glória do Senhor foi revelada em Jesus

Leia Marcos 1.1-8

1. Quem foi João Marcos, o autor desse evangelho? (Talvez você queira conferir os textos: Marcos 14.51,52; Atos 12.12,25; Atos 13.13; 2Timóteo 4.11 e 1Pedro 5.13).

2. Essa história é chamada de "evangelho sobre Jesus Cristo". Evangelho significa "boa notícia". COMPARTILHE por que você crê que a mensagem do evangelho de Jesus Cristo é uma boa notícia?

3. João Batista veio como o último dos profetas do Antigo Testamento. De acordo com os versículos 3 e 4, qual era a sua mensagem ao povo e como "todas as pessoas de Jerusalém" expressavam seu arrependimento?

4. Compartilhe por que você crê que arrependimento e confissão do pecado são tão importantes se queremos seguir a Jesus?

5. O que João disse que Jesus faria quando viesse (veja os versículos 7 e 8)?

6. Efésios 5.18 fala a respeito de ser cheio, ou sob o controle, do Espírito. O que isso significa na prática? Como podemos ser cheios do Espírito diariamente?

7. E qual é a sua situação? Você pode pedir ao Espírito Santo que encha você?

• Nós somos um grupo VIDA! Vida é a sigla para Vivendo em Comunhão para Evangelizar. Evangelizar simplesmente significa "proclamar a misericórdia e graça de Deus, especialmente como é revelado no evangelho". Como você está se saindo nessa área?

• Ore evangelisticamente! Peça a Deus que lhe mostre quem você deve convidar para o seu grupo VIDA e então ore por essas pessoas citando seus nomes no seu grupo e durante a semana. Deus ama responder essas orações!