Zelo de Deus pela Igreja

Somos zelosos e ciumentos do que é nosso. A palavra ciúme quase sempre é usada no sentido negativo, mas ela também significa zelo, grande cuidado. A igreja é o "povo de propriedade exclusiva de Deus" (2Pe 2.9). Ele ama e zela por ela. Esse zelo tem fundamento. O profeta Oséias disse: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4.6). Esse conhecimento não é apenas informações, consiste na própria salvação eterna: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3). É possível mostrar zelo por Deus sem entendimento (Rm 10.2), e nesse sentido não há nenhum proveito. Não podemos ser ignorantes no exercício da vivência cristã (1Co 12.1). Existem falsos pregadores, dos quais devemos nos prevenir. A Bíblia diz: "Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno" (2Pe 3.17-18). A vida cristã é inteligente (Rm 12.1).

A maioria das cartas no Novo Testamento tiveram a função de combater falsos ensinos contra a vida cristã. A segunda carta de Paulo aos coríntios é praticamente um defesa de Paulo contra falsos apóstolos que se infiltraram na igreja tentando desviar as pessoas daquilo que haviam recebido do verdadeiro Evangelho através de Paulo. Ele escreve para a igreja dizendo: "Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos. E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto" (2Co 11.1-6). Devemos diferenciar o pregador do orador, o miolo da casca.

Devemos como Paulo ter o zelo de Deus por sua igreja, para que no dia final ela seja como uma virgem pura para o seu noivo que é Cristo. O Diabo faz de tudo para que isso não aconteça. Ele procura corromper nossa mente para que nos apartemos da simplicidade e da pureza da nova vida em Cristo. Ele tanto tenta para sermos contra Deus, como nos tenta a querermos ser deuses. Foi isso que ele fez com Eva. Como naquela época, hoje também estão pregando outro Jesus, espírito diferente, e um evangelho diferente (Gl 1.6-9). Não sejamos ingênuos nos deixando enganar por pessoas que têm boa oratória mas não têm o conhecimento de Deus (1Co 2.1-5). Sempre diferenciar a essência da aparência.


Voltar para Devocionais - 1.