O segundo tempo da vida

Estou com o livro “A Arte de Virar o Jogo no Segundo Tempo da Vida”, de Bob Buford – Editora Mundo Cristão. Faz um bom tempo que tenho esse livro, mas ainda não o li. Vou começar a lê-lo agora.

Sempre ouvi dizer que a vida começa aos quarenta. A vida muda nesse período. Começamos a ver tudo de forma diferente. Quando somos crianças e jovens imaginamos a vida como uma eternidade pela frente. Quando chegamos aos quarenta, essa romântica eternidade se transforma num tempo breve. A Bíblia já me lembrava disso: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.14). O mundo é grande, a vida é curta, o tempo é breve.

Estou no segundo tempo da vida. O tempo está cada vez mais abreviado. Em breve completarei 47 anos, e a Bíblia diz: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10). Daqui para a frente o cansaço estará mais presente. Tenho que saber contar os meus dias com sabedoria, não apenas meus anos (Sl 90.12). É tempo de mudança.

Para um time que está jogando o segundo tempo de uma partida, cada minuto é muito preciso para manter a vitória ou virar o placar. Isso se aplica diretamente ao nosso viver. O tempo passa e não pode ser jamais recuperado. Viver bem cada dia, aproveitar e usar o tempo corretamente, é um dos segredos do viver com qualidade.

Estou numa crise ministerial, cansado e querendo distância do que venho fazendo há muito tempo. “Não fui desobediente à visão celestial” (At 26.19), sempre fiz tudo com convicção e entusiasmo, mas estou precisando de um “time”. O segundo tempo da partida da vida começou, e não quero terminar perdendo. Deus me ajude.


Voltar para Velhice.