A Criação do Homem

Por que Deus nos criou? Como Deus nos fez semelhantes a ele próprio? Como podemos agradá-lo pelo nosso viver?

A. A PALAVRA HOMEM COMO RAÇA HUMANA

Algumas pessoas contestam o uso da palavra “homem” para representar a raça humana, dizendo que isso desrespeita as mulheres. Preferem termos neutros como “humanidade”, “seres humanos” ou “pessoas”.

Além da palavra “homem” como referência a toda a humanidade ter respaldo bíblico, também está em jogo uma questão teológica. Está escrito: “Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados, ele os abençoou e os chamou Homem” (Gn 5.1-2). A palavra hebraica para homem aqui é Adam, a mesma usada para o nome de Adão. Portanto devemos conservar essa prática, pois ela vem de Deus.

A questão teológica passa pela liderança masculina na família desde o princípio da criação. Fica implícita a distinção de papéis entre homem e mulher tão discutida em nossos dias.

B. POR QUE O HOMEM FOI CRIADO?

Deus não precisava criar o homem, mas nos criou para a sua própria glória (Is 43.7; Ef 1.11-12). Assim, devemos fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31). Portanto nosso propósito de vida é glorificar a Deus (Sl 84.1-2, 10; Fp 4.4). Ele é digno de toda a glória (Mc 12.30; Rm 11.36; Ap 4.11).

C. O HOMEM À IMAGEM DE DEUS

1. O significado de “imagem de Deus”. De todas as criaturas de Deus, apenas o homem foi criado à sua imagem. O que significa que o homem é semelhante a Deus e o representa (Gn 1.26).

2. O pecado não tira do homem a imagem de Deus. O homem ainda é a imagem de Deus, não só os crentes, mas todos os homens. A Bíblia diz: “Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado” (Gn 9.6). O Novo Testamento confirma isso: “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tg 3.9).

Mas o pecado tirou o brilho da imagem de Deus em nós. A moral, o caráter, o intelecto, as palavras, os relacionamentos, e tudo o mais em nós foi afetado pelo pecado. Mesmo assim, o homem continua sendo a imagem e a semelhança de Deus.

3. Em Cristo é recuperada gradualmente essa imagem. Mesmo nesta vida, podemos gradualmente crescer cada vez mais na semelhança de Deus. Podemos ser renovados em conhecimento, à imagem do nosso Criador e sermos transformados com glória cada vez maior (Cl 3.10; 2 Co 3.18).

4. Na volta de Cristo teremos a completa restauração da imagem de Deus. Jesus é a imagem de Deus (2 Co 4.4), e Deus quer que sejamos conformes à imagem de seu Filho (Rm 8.29). “Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele” (1 Jo 3.2).

5. Aspectos específicos da nossa semelhança a Deus. É possível mencionar vários aspectos em que somos semelhantes a Deus, aspectos esses que nos revelam mais parecidos com Deus do que todo o restante da criação.

a. Aspectos morais. Somos responsáveis por nossos atos, temos um senso íntimo de certo e errado.

b. Aspectos espirituais. Temos corpo e espírito, o que significa que podemos agir no plano imaterial. Os animais não oram. Isso é próprio do homem. Além disso, possuímos imortalidade.

c. Aspectos mentais. Temos a capacidade de raciocinar e pensar logicamente. O que fazemos da linguagem nos distingue de todos os outros animais. Também temos noção do futuro distante, mesmo da eternidade (Ec 3.11); temos criatividade e emoções.

d. Aspectos relacionais. A relação interpessoal que conseguimos ter na família e na igreja mostra a capacidade distinta que temos para relacionamentos. Além de tudo isso, fomos criados com o direito de reger a criação, e quando Cristo voltar teremos autoridade para julgar os anjos (Gn 1.26; 1 Co 6.3).

e. Aspectos físicos. Em que aspecto o corpo humano faz parte daquilo que significa ser criado à imagem de Deus? Deus é espírito e não tem corpo (Jo 4.24; Êx 20.4), mas nosso corpo mostra nossa semelhança com Deus no ver, ouvir, falar. A capacidade de gerar filhos também mostra essa semelhança.

6. Temos grande dignidade como portadores da imagem de Deus. Quando Deus quis fazer algo à sua imagem e semelhança, ele nos criou. Os pecadores não perdem a imagem de Deus; seja criança, jovem, velho, saudável ou doente. Isso deve fazer toda a diferença em nosso trato com o nosso próximo.