Os valores da família

A destruição de um povo começa com a família. A expressão antiga deve ser sempre lembrada: a família é a célula-mãe da sociedade. Deus estabeleceu um padrão para a estrutura funcional da família. Se esse padrão for ignorado, a sociedade começa a sentir para pior, os efeitos diretos dessa mudança.

Os que criticam os princípios bíblicos, dizem que o padrão familiar conforme a Bíblia orienta, já caducou. Aquela era uma visão primitiva de sociedade. Hoje, vivemos novos tempo de pós-modernidade onde tudo mudou e a evolução do pensamento humano já não permite a visão ultrapassada apresentada nas Escrituras Sagradas.

É uma pena que os modernos formadores de opinião, alheios ao padrão de Deus, não apresentem algo melhor do que a Bíblia apresenta. Hoje vivemos uma total inversão de valores. Quero fazer menção de uma passagem bíblica que orienta cada membro da família sobre seu papel e conduta em casa. Refiro-me a Colossenses 3.18-21.

1. Mulheres submissas (v. 18). “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor”. A mulher deve ser submissa ao seu marido e tratá-lo com todo respeito (Ef 5.33). Ser submissa não é ser capacho, mas ter uma missão sob a missão do marido (sub-missão). Os ultra modernos são contra a liderança do marido.

2. Maridos que amam (v. 19). “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura”. O marido deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja (Ef 5.25). O marido não deve usar de grosseria com sua esposa. Ela deve ser tratada com honra. Quem não sabe tratar bem sua esposa, não sabe falar com Deus (1 Pe 3.7).

3. Filhos obedientes (v. 20). “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor”. Aos filhos que honram seus pais Deus promete uma vida bem sucedida e longa (Ef 6.1-2). Os filhos devem reconhecer a autoridade de seus pais e obedecê-los em tudo que lhe dizem conforme a orientação da Palavra de Deus.

4. Pais coerentes (v. 21). “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem”. Os pais devem ser justos com seus filhos. Não devem abusar da autoridade que têm sobre eles para darem vazão aos seus caprichos ou descontarem seus problemas neles. Os filhos não devem ser desanimados por seus pais.

Se Deus não for o construtor da família será inútil todo empenho nesse sentido. Deus compensa os que contam com ele (Sl 127.1-3). Deus criou a família e a Bíblia é o manual do fabricante para um lar abençoado. Não devemos abrir mão dos fundamentos antigos. Eles são o firme alicerce para a permanência da família.