A Palavra de Deus

Quais as diferentes formas da Palavra de Deus? Que significa a expressão “A Palavra de Deus”? Há vários significados que essa frase assume na Bíblia. Vamos considerar esses diferentes sentidos.

A. “A PALAVRA DE DEUS” COMO PESSOA: JESUS CRISTO

A Bíblia diz: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio” (Jo 1.1). E mais: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). O Senhor Jesus Cristo ressurreto é chamado Palavra de Deus: “Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus” (Ap 19.13). Entre os membros da Trindade Jesus é aquele que comunica o caráter de Deus e expressa sua vontade para nós.

B. “A PALAVRA DE DEUS” COMO COMUNICAÇÃO VERBAL

1. Os decretos de Deus. Decreto de Deus é uma palavra divina que faz algo acontecer. A Bíblia diz: “Disse Deus: Haja luz, e houve luz” (Gn 1.3). “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível” (Hb 11.3). Mas é bom dizer que os decretos de Deus não se referem apenas à criação original, mas também à existência contínua de todas as coisas, pois a Bíblia diz: “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hb 1.3).

2. Palavras de Deus de aplicação pessoal. Deus também se comunica com pessoas sobre a terra falando diretamente a elas. Esses casos são exemplos de Palavra de Deus de aplicação pessoal e encontram-se na Bíblia. “E o SENHOR Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn 2.16-17).

3. Palavras de Deus comunicadas por lábios humanos. Deus usa palavras humanas comuns para se comunicar conosco, sem que sua autoridade e veracidade sejam reduzidas; ainda são inteiramente palavras de Deus. “O SENHOR, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. O SENHOR estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras” (Jr 1.7,9).

4. Deus fala de várias outras maneiras: “Por que você se queixa a ele de que não responde às palavras dos homens? Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba. Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas, ele pode falar aos ouvidos deles e aterrorizá-los com advertências, para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho, para preservar da cova a sua alma, e a sua vida da espada” (Jó 33.13-18). (Veja também: Sl 19.1-6; At 14.17).

5. Palavras de Deus em forma escrita (a Bíblia). As palavras de Deus também são colocadas em forma escrita. Deus escreveu: “Quando o SENHOR terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Êx 31.18). Moisés também escreveu: “Depois que Moisés terminou de escrever num livro as palavras desta lei do início ao fim, deu esta ordem aos levitas que transportavam a arca da aliança do SENHOR: Coloquem este Livro da Lei ao lado da arca da aliança do SENHOR, do seu Deus, onde ficará como testemunha contra vocês” (Dt 31.24-26). Mais tarde foram feitos acréscimos no livro das palavras de Deus: “Josué registrou essas coisas no Livro da Lei de Deus” (Js 24.26). Paulo também escreveu a Palavra de Deus: “Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor” (1 Co 14.37). “Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia” (Cl 4.16). “Também agradecemos a Deus sem cessar o fato de que, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram, não como palavra de homens, mas conforme ela verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem” (1 Ts 2.13).

C. O PONTO DE CONVERGÊNCIA DO NOSSO ESTUDO

De todas as formas da Palavra de Deus, o ponto de convergência de nosso estudo na teologia sistemática é a Palavra de Deus em forma escrita, isto é, a Bíblia. É a Palavra escrita de Deus que ele nos ordena a estudar. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Js 1.8). “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite” (Sl 1.1-2). A Palavra de Deus escrita diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Tm 3.16).

Reflexão em um grupo pequeno:

1. Qual a importância de conhecer Jesus como “A Palavra de Deus”?

2. Se os decretos de Deus fazem as coisas acontecer, como relacionar os acontecimentos da vida com a vontade de Deus?

3. Deus ainda fala hoje de forma pessoal? Como tem certeza que Deus falou com você?

4. Por que apenas a Bíblia é o ponto de convergência na teologia?