Vivendo focado

Já sei muito bem que para viver plenamente, eu devo começar por Deus. Estou aqui porque faço parte de um projeto eterno estabelecido por ele mesmo. Devo viver focado nisso. Meu interesse maior não é ser bem-sucedido na vida, mas sim ser bem-sucedido em fazer a vontade de Deus, pois viver para os meus próprios interesses é perder a vida. Mas, se me dedico a cumprir o plano que Deus tem para mim, isso é ter encontrado a razão de viver aqui neste mundo (Mt 16.25).

Fiquei muito alegre quando entendi que é melhor fazer menos na vida concentrando-me no que mais importa, do que fazer muito sem objetividade. E exatamente porque devo viver focado naquilo que sei ser o propósito de minha vida, preciso eliminar de meus afazeres tudo aquilo que contraria esse propósito. Tenho uma corrida a percorrer e não devo deixar que nada me atrapalhe (Hb 12.1-3). Melhor do que suar a camisa, é usar a cabeça (Ec 10.10), e para usar a cabeça, devo saber o que quero. E eu sei.Não posso jamais tirar os olhos de Deus. Não posso deixar que comentários contrários ou elogiosos me distraiam do foco. Sei que “o Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!” (Sl 138.8). Nada melhor que viver no centro da vontade de Deus. Eu creio que estou no lugar que ele planejou para mim. Hoje entendo melhor que o meu passado só contribuiu para o meu presente e me levará ao futuro que Deus tem para mim, pois ele é que dirige minha vida. Isso passa segurança, confiança e motivação.

Mesmo enfatizando tanto o que faço ou devo fazer, sei que meu foco é o próprio Jesus. É para ele que devo olhar sempre (Hb 12.2). Tudo nesta vida é instável, mas minha relação com Deus é algo que ninguém pode tirar de mim. Não importa as circunstâncias que terei que passar, meu relacionamento com Deus é inacessível por quem quer que seja, a menos que eu permita que isso aconteça. Nisso está minha segurança – a comunhão com Deus. Se eu perder isso de vista, perco o foco principal.

Alguém já disse que “a multidão não envelhece nem adquire sabedoria: permanece sempre na infância”. Por isso, quem segue a multidão acaba se perdendo nela. Há muito aprendi que não posso agradar a todos. Quem assim procura viver, já fracassou. Mas como é bom saber que mesmo não agradando a todos, posso agradar a Deus (Gl 1.10). Isso torna a vida suportável e abençoada. Muitos acham quase tudo insuportável porque não vivem para Deus, e sim para si mesmos ou para a multidão.

Ainda me vejo lutando com a famosa expressão da “tirania do urgente”. Mas tenho progredido em aprender que não tenho tempo para tudo. Meu tempo só é suficiente para fazer a vontade de Deus. Se não consigo isso é porque estou me ocupando com coisas triviais. Estou pouco a pouco simplificando meu estilo de vida. Estou aprendendo que viver focado na vontade de Deus torna a vida mais simples e a agenda mais equilibrada. A minha eficiência está no fato de ser seletivo.

Sou uma pessoa motivada e entusiasmada. Sei o que quero e vivo para uma causa. Evito perder tempo com muitas coisas. Aliás, Jesus falou que apenas uma coisa é necessária (Lc 10.41-42). A melhor maneira de concluir, é dizer como o determinado apóstolo Paulo: “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13-14). O segredo da caçada não é atirar para todos os lados, mas mirar no alvo certo. Vamos juntos!