Uma vida poderosa de oração

A oração é a essência do nosso relacionamento com Deus. Jesus disse: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (Jo 15.7). A qualidade de nossa vida cristã passa pela qualidade de nossas orações. É pela oração que entendemos melhor os propósitos de Deus para nós; é pela oração que compreendemos com maior profundidade a Bíblia; é pela oração que aprendemos deixar Jesus reinar em nós; é pela oração que adquirimos motivação e confiança no Senhor para continuar na jornada da vida; é pela oração que atingimos o padrão do evangelho para o viver cristão. Sem oração somos vazios de Deus.

A oração não é apenas um meio para obtermos o que precisamos da parte de Deus, mas para nos aproximarmos Dele e nos ajustarmos aos seus propósitos para nós. Se queremos conhecer a Deus e amá-lo de todo o nosso coração, não podemos ignorar o valor da oração. Pela oração nossa sensibilidade espiritual é ativada e começamos a ouvir a voz de Deus de maneira distinta e frequente. Pela oração podemos confessar nossos pecados a Deus na certeza que Ele nos ouve e perdoa, e ao mesmo tempo podemos nos fortalecer com o seu poder para enfrentar Satanás, nosso maior inimigo. Oremos sempre a Deus com confiança.

Nosso bom Deus e Pai quer salvar as pessoas de uma vida de pecados para uma vida de plena santidade. Para isso Jesus morreu e ressuscitou. Mas Deus também conta com nossas orações. As pessoas podem ser transformadas se aprendermos a oração de intercessão. A Bíblia diz que nossas orações podem resultar numa vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito (1 Tm 2.1-2). Podemos ser revolucionários do bem, se aprendermos que Deus pode alterar o curso das coisas através de nossas orações, bem mais que de nossas ações.

Vamos aprender de uma vez por todas que a oração não é apenas um programa ou um horário separado especificamente para isso. Oração deve ser um estilo de vida. A oração é a melhor maneira de avaliar nossa relação com Deus, pois sem a oração não temos comunhão com Ele, e isso afeta diretamente nossa comunhão com os irmãos e nosso tratamento com as pessoas em geral. A oração é sem sombra de dúvidas um excelente termômetro para medir a temperatura espiritual de uma pessoa. Ninguém consegue ser espiritual sem vida de oração.

Todos os homens e mulheres de Deus que influenciaram a história do seu tempo, tiveram uma vida de oração, pois é impossível ter uma vida de oração e não ser transformado e transformar o meio em que se vive. Precisamos muito mais do que uma “breve devocional diária”. O que precisamos de fato é de uma vida poderosa de oração, e isso está ao alcance de cada um de nós. Comecemos já.

Devemos confiar em Deus, não na oração. Mas é pela oração que confiamos.


Voltar para Devocionais - 1.