O fogão e a comunhão

O final de semana passado foi de uma experiência marcante. Há dias que nosso fogão estava funcionando com uma chama apenas. Minha esposa foi fazer uma limpeza nele e acabou perdendo a última chama.

E agora? Como vamos comer? No dia seguinte compramos um fogão novo, mas até que entregassem levou três dias. No domingo, no final de uma reunião na igreja com um grupo de casais, ousei oferecer-me com minha família para almoçarmos na casa deles. Obtivemos resposta positiva e a experiência foi maravilhosa.

Por causa do fogão estragado também nos aproximamos de um casal vizinho como nunca. Creio que daqui para a frente a relação com esse casal também será de boa amizade.

Enfim, aprendemos que o fogão gerou comunhão, que as necessidades podem aproximar as pessoas, e que a interdependência é o melhor estilo de relacionamento, não a dependência nem a independência. Ainda hoje trabalhei num pequeno grupo de comunhão um assunto que falava que devemos ser solidários, nunca solitários. Que assim seja sempre.